Está na hora de minha empresa contratar um link de Internet dedicado?

Link Dedicado

Muitos empresários para os quais presto consultoria em telecomunicações me fazem esta pergunta. E a resposta não é simples. Precisamos entender o tamanho da empresa, seu volume e os tipos de dados, a quantidade de pessoas trafegando no mesmo link e, é claro, o investimento disponível. Sim, considerar os custos é importante, pois apesar de diminuírem ano a ano devido ao aumento da oferta, ainda são consideravelmente maiores do que os das conexões ADSL compartilhadas.

Para começarmos a explicar essa questão, precisamos inicialmente esclarecer o que é um link dedicado e o que é um link ADSL, comumente chamado de link compartilhado, e, então, identificarmos suas vantagens e desvantagens para sua empresa.

Quais são as diferenças entre Internet dedicada e Internet compartilhada?

Para manter a alta produtividade de uma empresa é imprescindível que ela possua um plano de pacote de dados de Internet contratado. Essa Internet pode ser através de um link compartilhado ou dedicado. O crescimento dos negócios depende muito das interações comerciais e sociais feitas pelo meio digital, por isso, vou explicar essas diferenças e ajudá-lo na escolha da melhor opção para sua empresa.

Internet ADSL ou Compartilhada:

Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é uma tecnologia DSL que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone se comparadas ao que um modem convencional pode oferecer. Trata-se da evolução das conexões discadas que ofereciam velocidades lentas e instáveis de até 56Kb/s e deixavam a linha telefônica ocupada e você ainda pagava o pulso, lembra?

A conexão DSL utiliza a linha telefônica ou de TV a cabo para transmitir informação digital em alta velocidade e os usuários se conectam pelo mesmo sinal enviado pelas operadoras, o que caracteriza uma Internet compartilhada. No entanto, com diversos usuários e empresas compartilhando e trocando dados ao mesmo tempo, este sinal torna-se concorrido e o tráfego de dados congestionado derrubando a velocidade de transmissão e até mesmo a conexão completamente. Além disso, em geral, a velocidade integral contratada dificilmente é cumprida pelas operadoras. Geralmente, elas entregam pouco mais de 40% do total inicialmente contratado. Você precisa ter cuidado também, pois, dependendo do contrato realizado, há um limite para o tráfego de dados mensal.

Hoje, podemos dizer que raras empresas não sofreriam impacto caso a sua rede caia ou fique demasiadamente lenta ou, até mesmo, seja compartilhada por pessoas de fora. Além disso, as principais desvantagens dos links ADSL para as organizações não giram somente em torno da velocidade e da estabilidade. Toda e qualquer organização precisa ter garantida sua segurança da informação com seus dados seguros e criptografados. E aí estão outros entraves do link compartilhado. Não é recomendado subir servidores em links ADSL pois a criptografia e a segurança não atendem aos padrões necessários.

Apesar destas desvantagens, esta é ainda a forma mais comum usada atualmente devido ao seu custo inferior e à praticidade na instalação. Por isso, oriento as conexões compartilhadas para organizações que ainda estão iniciando, ou que ainda não ocupam 100% de seu HH produtivo, ou que não trafegam grandes volumes de dados e que possuem até 12 funcionários.

Mas e o Link Dedicado? O que é e como funciona?

Por que o link dedicado é mais rápido? Esta é outra questão que me fazem sempre. A resposta é simples. Como a operadora envia um link exclusivo para a sua empresa, não existe compartilhamento da banda com usuários de fora dela. Desta forma, o tráfego de dados será sempre compatível e equilibrado com a necessidade dos seus funcionários. O profissional de Tecnologia da Informação responsável poderá, inclusive, administrar a banda conforme a necessidade de cada usuário e evitar que alguém roube parte dela com jogos online ou vendo vídeos no YouTube. Você conseguirá também controlar a banda por horário.

Há ainda diversas outras vantagens. Um link dedicado oferece mínimas oscilações, garantindo a velocidade contratada disponível o tempo todo. Além disso, há a simetria de transporte de dados para upload e download. Ideal para quem sobe muitos arquivos ou transmite muitas lives e vídeos por streaming.

Tão importante quanto a qualidade dos serviços é o suporte disponibilizado, não é mesmo? Exatamente! Como trata-se de um serviço mais caro, de maior valor agregado e voltado para empresas, o suporte, quando necessário, é muito mais rápido e eficiente.

Outro grande trunfo da conexão dedicada é o uso de IPs fixos. Diferentemente da banda larga comum em que o IP é dinâmico e vão se alocando nos servidores da operadora conforme os usuários vão se conectando. Os Ips Fixos, além de garantirem seu site estável e seguro mesmo com muitas visitas simultâneas, possibilitam a contratação de serviços de certificação SSL, o famoso HTTPS, para poder ampliar a segurança de dados e informações. Em um link dedicado, você pode receber uma quantidade específica de IPs que serão exclusivos da sua empresa, o que permite a criação de servidores internos e serviços de criptografia, protegendo a informação na entrada e na saída de sua rede. Ideal para subir servidores de arquivos, de impressão e de firewall.

Nesse sentido, aqui vai uma dica importante. Analise em sua empresa com a equipe de TI ou com profissionais da área, o número de IPs fixos necessários e negocie com a sua operadora. Tenha exatamente o necessário! Nem mais e nem menos. Princípio básico de uma boa gestão.

As desvantagens ficam somente para o investimento mais elevado e por tratar-se de uma instalação mais complexa. Se quiserem indicações, ficarei feliz em ajudar.

Apesar de ser bem superior à conexão DSL, para escolher a velocidade de banda que atende às necessidades da sua empresa, é preciso considerar o número de computadores utilizados e o tipo de atividade que é realizada. Em geral, um link dedicado de 5Mbps é suficiente para um escritório que possui entre 10 e 12 funcionários apenas navegando e acessando e-mails. Para realizar videoconferências, utilizar aplicações e backup em nuvem, ligação VoIP e download e upload de vídeos HD em tempo real, por exemplo, a banda deve ser maior. Por isso, orientamos que procurem profissionais capazes de identificar a largura de banda ideal para sua empresa. Falarei disso em breve em outro artigo. Fique atento!

Para que o uso deste tipo de internet possa ser feito, é preciso contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço; uma equipe técnica vai estudar a viabilidade de instalação e determinar a configuração de banda mais adequada às suas necessidades. Por tanto, caso ainda esteja em dúvida ou se já esteja decidido por fazer um verdadeiro upgrade na sua Internet, entre em contato comigo que posso indicar os melhores planos e serviços disponíveis no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *