Quantas conexões simultâneas suporta o roteador da minha empresa?

Quantas conexões simultâneas suporta o roteador da minha empresa?

Em nossa última conversa falamos sobre os tipos de roteadores e suas características, vantagens e desvantagens. Porém, deixamos uma questão para ser debatida em um novo artigo. Quantas pessoas podem se conectar em um mesmo roteador? Então vamos falar sobre isso agora.

Você contrata um link de internet para sua empresa, pega uma velocidade boa o suficiente para realizar as atividades corporativas, mas, percebe que a conexão cai constantemente. Troca antena, contrata mais velocidade, muda de posição o roteador, mas nada disso funciona. O problema pode ser que há mais pessoas conectadas ao mesmo tempo do que seu roteador suporta. Então vamos direto ao assunto e falar sobre isso para que você possa adquirir seu roteador de maneira correta e satisfatória.

Primeiro de tudo, precisamos diferenciar as conexões cabeadas das Wirelless. Em relação às primeiras, o que vai determinar é , como você já sabe, o número de saídas de porta LAN (Local Area Network, ou rede local,) que o roteador possui. O seu link chega à sua empresa de forma cabeada até o modem e vai ao roteador pela porta WAN (Wide Area Network – rede de longa distância) e utiliza as saídas LAN para fazer as ligações diretamente com as estações de trabalho.

Ou seja: se seu roteador possuir 4 saídas LAN, ele poderá se conectar de forma cabeada a até 4 dispositivos, entre computadores, impressoras entre outros. Caso precise de mais conexões cabeadas, você pode, em vez de comprar roteadores, adquirir Hubs, Access Point ou Swittes. Falarei disso em outro artigo em breve. Fique atento. Ou se preferir, entre em contato que terei o maior prazer em ajudar.

Mas e em relação ao Wifi? Quem nunca chegou a um hotel que promete sinal de Wifi, mas entrega somente lentidão e instabilidades? Muitas das vezes nem nos conectar conseguimos, não é verdade? Isso acontece o tempo todo, seja em hotéis, restaurantes ou empresas, devido a possibilidade de se ter um número maior de pessoas conectadas do que o roteador suporta. Então vamos ao que interessa.

Qual o roteador adequado para um número simultâneo de equipamentos na rede?
Essa é uma questão que não é fornecida de forma explicita pelos fabricantes dos roteadores. Mas vamos desvendar este mistério. Com certeza absoluta você precisará de um equipamento profissional que aguente uma carga de processamento mais alta. Em geral, os roteadores domésticos suportam, e mal, no máximo 15 conexões simultâneas.

Considerando que você ainda possua um rooter doméstico, precisa entender que como em tudo na tecnologia há várias coisas que precisam ser observadas. A primeira é que , em muitas vezes, a limitação não está configurada no roteador, mas sim, no trafego de dados em que ele suporta. Nesse caso, o número de usuários não é o problema, mas sim, a taxa de transmissão que é dividida pela quantidade de usuários. Por exemplo: em um roteador comum, configurado a 54mbps, este trafego será dividido pelo número de usuários Wireless logados. Dependendo dessa quantidade, o trafego destinado a cada um será insuficiente, tanto para Download quanto para Upload. Para resolver isso de forma mais simples, procure roteadores de 300mbps ou superior com três ou mais antenas por exemplo, conforme vimos no último artigo.

Outra forma, para usuários mais experientes ou que possuem profissionais de informática disponíveis na empresa é alterar as configurações de fábrica do aparelho. Para isso, basta acessar as configurações de seu roteador e nas configurações de DHCP, (Dynamic Host Configuration Protocol) , ative-a e determine a faixa de IPs que serão gerados pelo seu roteador, ou seja, a quantidade de dispositivos que poderão se conectar simultaneamente. Mas lembre-se, você ainda estará limitado à banda disponível.

Em um roteador profissional, prefira os com a tecnologia MIMO (Multiple Input Multiple Output ). A tecnologia usa várias antenas para transmitir o sinal e os dados em uma rede e ainda pode ser configurada para MU-MIMO, Multiple User (usuários múltiplos). A tecnologia MU-MIMO é a que pode transmitir diferentes tipos de dados simultaneamente. Sabendo configurar corretamente, você consegue mais usuários conectados ao seu roteador.

Há ainda outros fatores relevantes, como por exemplo se você busca somente conexão à internet ou trafego de dados em uma rede interna Wifi ou até mesmo o tipo de criptografia da transmissão de dados. Podemos falar sobre isso em novo artigo. Aguarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *