Em nosso último texto falamos sobre como alguns serviços digitais oferecidos por operadoras de telefonia celular podem auxiliar às empresas. Um desses serviços chamou bastante a atenção. Trata-se de serviços ou aplicativos de música online, offline e on demand. Recebi de vários empresários perguntas sobre como isso poderia ajudar na empresa, seja na gestão ou na produção. Então vamos falar um pouco sobre isso.
Para esclarecer estas perguntas precisamos identificar os cenários sociais, tecnológicos e de emprego da atualidade. A maioria dos funcionários em corporações atualmente são da geração Y, a geração do milênio. Àquela dos nascidos entre 1980 e meados da década de 1990 e que representam cerca de 20% da população global. Uma geração desenvolvida em uma época de grandes avanços tecnológicos usuária do mundo digital e virtual como forma de interação social, midiática e relações de trabalho. Se a geração anterior foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico; a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio. Então, percebemos que é natural a familiaridade destes funcionários com o que há de mais moderno no mundo digital. Eles trazem com facilidade e naturalidade o mundo virtual ao real em uma mistura que, para gerações anteriores, pode parecer impossível ou prejudicial. Mas não para eles! Essa geração digital cresceu estimulada por multitarefas e isso se repete no trabalho também.
A tecnologia e os smarphones possibilitaram a geração Y se comunicarem entre si, como nenhuma outra, e também muitas outras finalidades como, por exemplo, ouvir músicas onde e quando quiserem.
Conforme explicitamos no artigo anterior, a agência de marketing WebpageFX publicou no LinkedIn uma pesquisa interessante com informações relevantes sobre esse assunto e mostrou que:
- Nove em cada dez funcionários têm resultados melhores quando trabalham ouvindo música, diferentemente de quando realizam suas tarefas em silêncio;
- 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos;
- 88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música;
- 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe;
- Música clássica é ideal para quem trabalha com cálculos e precisa estar atento a detalhes e melhora a eficácia no trabalho em 12% dos colaboradores;
- Se você é um jornalista, redator ou escritor, a letra da música pode interferir em seu processo de escrita, por isso é melhor optar por um som instrumental;
- A música pop é indicada para quem precisa ler com rapidez e ela reduz a incidência de erros para 14% dos colaboradores.
Além dessa pesquisa, segundo uma matéria publicada pelo portal da Revista Galileu, ouvir seu gênero preferido enquanto trabalha pode ajudá-lo a diminuir a tensão e ajudá-lo com as tarefas do dia a dia:
todas essas músicas têm um efeito em nosso cérebro que é diferente do que em qualquer outro animal já estudado pelos cientistas,
Explica a reportagem que fala ainda sobre músicas ideais para reduzir a tesão, melhorar a concentração ou a criatividade.
E fique atento! Esteja preparado, pois estão chegando forte ao mercado a geração Z, também conhecida como iGeneration. Um grupo de profissionais 100% imersos no mundo digital e virtual que almejam ainda mais a conectividade num ambiente online e buscam a eficiência na potencial troca instantânea de informações. Portanto, é necessário nos adequarmos para participarmos do fluxo comunicacional e informacional com eficiência! Não deixe de observar essas questões e saia na frente de seus concorrentes propiciando um ambiente de trabalho saudável, produtivo e motivante para todas as gerações.
Leia nosso artigo anterior, nos acompanhe e fique atento às novidades e dicas de gestão e de como utilizar as telecomunicações em seu favor. Verifique com sua operadora se ela oferece esse serviço para você e para seus funcionários. Dedique-se à eles para que possam se dedicar à sua causa e à sua empresa. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco que orientaremos as melhores operadoras para lhe oferecer mais que dados e voz, uma gama de serviços vantajosos para dar um upgrade na produtividade de sua equipe seja ela de qual geração for.